Fazer uma dissertação é defender uma ideia. Para organizá-la, convém seguir cartas instruções.
O primeiro passo é reconhecer a diferença entre um tema e um título. O tema é o assunto sobre o qual você irá escrever, ou seja, a ideia que será defendida ap longo de sua composição. Por outro lado, o título é aexpressão, geralmente curta, colocada no início do trabalho. Ele é apenas uma vaga referência ao assunto que você abordará.
Observe:
Título– O jovem e a polícia
Tema– Ultimamente temos notado um enorme interesse dos jovens em particular na vida política desta nação.
Título– As contradições na era da comunicação.
Tema– Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.
O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO
Imagine que você queria dissertar sobre o seguinte tema: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves proplemas que preocupam a todos.
Sua primeira providência deve ser copiar esta tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: POR QUÊ?
Ao inicia sua reflexão sobre o tema proposto e sobre uma possível resposta para a questão, procure recordar-se do que já leu ou ouviu a respeito dele. O ideal é que você tenha duas ou três ”respostas” para as questões formuladas; estas respostas chamam-se argumentos.
Vejamos agora que argumentos poderíamos encontrar para este tema. Uma possobilidade é pensar que um dos sérios problemas que o homem não consegue resolver é o da miséria. Assim, já teriamos o primeiro argumento:
1. Existem populações imersas em completa miséria.
Pensando mais um pouco, poderíamos formular o segundo argumento:
2. A paz é interrompida frenquentemente por conflitos internacionais.
Refletindo mais um pouco sobre as questões que afligem a humanidade, logo lembramos do desequilíbrio ecológico, que pode ser o noddo terceiro argumento:
3. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Você pode encontrar outros argumentos além destes apresentados acima. A única exigência é que eles se relacionam com o assunto sobre o qual está escrevendo. Agora você já dispõe do necessário para redigir suadissertação. Ela deverá constar de três partes fundamentais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Vamos agora redigir o primeiro parágrafo, ou seja, a Introdução. Para compõ-la, basta que você copie o tema e a ele acrescente os três argumentos. Vejá:
Introdução
”Chegando ao terceiro milênio, o homem aindanão conseguiu resolver graves probemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é Interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.”
-Observe que, na introdução, os argumentos são apenas mencionados. Cada argumento será desenvolvido nos parágrafos seguintes. As palavras sublinhadas servem para ligar as diferentes partes da introdução . Agora passemos ao Desenvolvimento.
No próximo parágrafo, escreva tudo que souber sobre o fato de existirem populações miseráveis.
1º Parágrafo
”Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre estados, quer entre indivíduos -, encontramos legiões de famintos em pontos específicos da terra. Nos países do terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.”
-No parágrafo seguinte, desenvolve-se o segundo argumento:
2º parágrafo
”Além disso, nessas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do vietnã e da coréia, as quais provocam grande extermínio. Em nossos dias testemunhamos conflitos na antiga lugostávia, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
3º Parágrafo
”Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.”
Para que sua dissertação fique completa, falta apenas elaborar um último parágrafo que se denomina CONCLUSÃO.
A conclusão pode iniciar-se com um expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores. A ela deve seguir-se um reafirmação do tema proposto no início. No final do parágrafo, é interessante colocar umaobservação, fazendo um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.
Com base nesra orientação, já podemos redigir o parágrafo final, ou seja, a conclusão.
CONCLUSÃO
”Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado por gerações vindouras. ”
Obs: Caso você deseje, pode formar a sua conclusão apenas com o comentário final.
Agora, basta acrescentar um título:
Título– Terra: uma preocupação constante
Chegando ao terceiro milênio, o homem aindanão conseguiu resolver graves probemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é Interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre estados, quer entre indivíduos -, encontramos legiões de famintos em pontos específicos da terra. Nos países do terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nessas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do vietnã e da coréia, as quais provocam grande extermínio. Em nossos dias testemunhamos conflitos na antiga lugostávia, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado por gerações vindouras.
—