Fatores climáticos- Geografia

Fatores climáticos- Geografia  As condições físicas da terra que condicionam o clima que interagem nas condições da atmosfera. Cada região da terra tem um clima diferente. Fatores climáticos: Latitude: a latitude é relacionada a distância da linha do equador, quanto mais longe menor vai ser a temperatura, por causa da luz solar. Altitude: é a altura referente ao nível do mar. maior a altitude, vai ser menor a temperatura. Massas de ar: as massas de ar são grandes massas de ar que saem pela superfície terrestre. podendo ser polares, equatoriais ou tropicais, apresentam características da região que fazem parte,…

Ler mais

Geomorfologia- Geografia

Geomorfologia- Geografia Geomorfologia estuda as formas da superfície da terra. Para isso, tem que analisar as formas, como o relevo, analisando todos os seus aspectos genéticos, morfológicos, cronológicos, dinâmicos e morfométricos, tanto antigo quanto os atuais. No grego o termo vem: Geos= terra, morfé= forma, logos= estudo, conhecimento. A geomorfologia estuda as formas das paisagens, isso porque são o resultado da litosfera como um todo, integra o conhecimento, com prioridade de alguns outros ramos da geografia como a pedologia, glaciologia, climatologia, hidrografia, paleogeografia e, por outro lado, integra também outras ciências, para incluir o impacto dos fenômenos geológicos, biológicos e antrópicos no relevo.…

Ler mais

Geologia e Relevo Terrestre

Geologia e Relevo Terrestre  Relevo São formas da superfície da terra, podendo ser influenciado por agentes externos ou internos. Portanto, é o conjunto das formas da crosta terrestre, desde o fundo dos oceanos até as terrar emersas. Os principais relevos terrestres: Montanhas, Planaltos, Planícies e Depressões.  Os agentes, são forças que agiram nos milhares anos, formando o relevo terrestre. E são classificados em endógenos e exógenos. Agente Endógenos (internos): abalos sísmicos ou terremotos, tectonismo, vulcanismo.  Agentes Exógenos (Externos): Erosão, intemperismo.  Intemperismo: O intemperismo é também conhecido como meteorização, um conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam na decomposição das rochas e a desintegração. A rocha transforma-se em…

Ler mais

Fusos Horários – Geografia

Mapa dos Fusos Horários Fusos horários, também conhecida como zonas horárias, foram estabelecidas em uma reunião com representantes dos 25 países em Washington, em 1884. Nessa reunião foi estabelecida a divisão dos fusos horários em 24 fusos distintos no mundo. O método utilizado para a divisão foi do princípio de que são gastos, aproximadamente 24 horas para que o movimento da terra realize a rotação completa, portanto, realizando um movimento de 360º. ou seja, em uma hora a terra se desloca em 15º. Esse resultado obtido é pela divisão da circunferência terrestre que mede 360º pelo tempo de rotação que a terra percorre de 24 horas. O movimento…

Ler mais

Cartografia – Geografia

Cartografia- Geografia Desde a pré-história ocorre a produção de mapas, até mesmo antes do surgimento da escrita. O Ga-Sur é o primeiro mapa que tem registro, produzido de 2400 a 2000 a.C., feita com uma placa de barro com a escrita cuneiforme em uma representação do Sul da Mesopotâmia. Com o passar dos anos, a cartografia foi sendo desenvolvida e evoluindo novas técnicas, e hoje é fundamental para representação de áreas terrestres. A cartografia é como um conjunto de estudos e operações cientificas, artísticas e técnicas com base nos resultados análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos dentre outras formas de expressão, como…

Ler mais

Um Mundo de Desigualdade

Desigualdade social O significado do PIB. PIB : Produto interno bruto é um indicador econômico que expressa o valor de toda a riqueza geranda dentro das fronteiras de um país, ou seja, indica o valor de todos os bens e serviços produzidos durante um determinado período, independente da nacionalidade das unidades produtivas desses bens e serviços. O PIB per capita (por pessoa), conhecida como renda, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. Um mundo de desigualdade Geralmente, os países que possuem…

Ler mais

O Continente Americano – A américa

America Anglo-saxônico Estes dois países formam a chamada América Anglo= saxônica, colonizada por ingleses e franceses. Atualmente, EUA integram o G8 ( Grupo dos 8 grandes), que agrupa as maiores economias do mundo. Obs: A América Anglo-saxônico agrupa dois países desenvolvidos; na América latina ( do México para a América central e América do sul ) os países são pobres sendo alguns emergentes. Colonização *Caracteriza-se pela ocupação de territórios na América, África por nações Européias. está ocupação inicia-se no séc. XV, no continente americano com a chegada dos portugueses (ao…

Ler mais

Organização do espaço Mundial

Geografia os países são agrupados de acordo com as seguintes características: -> situação social (nível de vida da população). -> nível de industrialização. -> participação no comercio mundial (Importação/ exportação). -> disponibilidade de capital para investimento. -> dependência tecnológica e financeira. -> eficiência dos serviços de educação e saúde. A partir do estudo destas características, os países são agrupados. Os países Ricos * EUA Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Japão. Países Pobres * Países da áfrica (Angola, Argentina, Sudão, etc). * Haiti, Venezuela, Bolívia. * Paquistão, Iraque,indonésia, etc… Observação: Alguns…

Ler mais

Europa – Características Gerais

Geografia Tendo uma área de 11.400.000 km, a Europa estendeu a oeste dos Montes Urais como um crescimento da grande massa continental que é a Ásia. Com o litoral excessivamente recortado é o mais marítimo dos continentes. Com uma área respectivamente de 19 porcento e 18, É formado por um grupo de penínsulas e ilhas. São encontradas totalmente no Hemisfério Norte e quase completamente na zona temperada, Com seus limites: Ao SUL–Mar mediterrâneo e Mar Negro A LESTE–Ásia A OESTE–Oceano Atlântico Ao NORTE–Oceano Glacial Ártico A parte ocidental do supercontinente…

Ler mais

A Urbanização – O que é Urbanização

Geografia – Urbanização Dizemos que um país é urbanizado quando a população urbana (da sociedade) é maior do que a população rural (do campo), independente de infraestrutura. O espaço ocupado por uma cidade é chamada de sítio urbano. as cidades podem crescer de 2 maneiras: – Horizontalmente -> para os lados. –verticalmente -> com a construção de prédios. é típica de grandes centros urbanos como Rio, São paulo e BH. (quando uma cidade cresce horizontalmente pode acontecer um fenômino chamado conurbação. conurbação é a junção de 2 ou mais cidades,…

Ler mais