Educação física- História e regras do Futsal

Educação Física

O futsal foi criado na cidade de montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de Ed. Física da Associação cristã de maços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriane Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot -ball. Regras Básicas do Jogo de Futsal 1. O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O time ficará 2 minutos com 4 jogadores até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe. 2. A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer solo ou pelo alto…

Ler mais

As capacidades físicas

Educação Física

Capacidades Físicas – A capacidade física pode ser melhorada/otimizada Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras possíveis de treinamentos comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora (destreza). veja: Força: Habilidade que permite um músculo do grupo de músculos produzir uma tensão e vencer ou igualar-se a uma resistência na ação de empurrar, tradicionar ou elevar. Flexibilidade: Pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É…

Ler mais

Conceitos associados à Educação Física

Educação Física

Os conceitos da Educação Física 1- Conceito de saúde– a definição mas difundida de saúde é a encontrada no triangulo da constituição da organização mundial de saúde (OMS): Saúde é um estado que completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A OMS é uma agência especializada em saúde, fundada em abril de 1948 e subordinada organização das nações unidas (ONU) sua side é em genebra na Suíça. 2- Conceito de Atividade Física– é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético. que resulta…

Ler mais

A Educação física na escola

Educação Física

A Educação Física A Educação Física deve ser entendida como área de conhecimento da cultura corporal de movimento, e a Educação Física como componente curricular deve procurar introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-lo e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos esportes, danças, lutas, jogos populares, ginástica em beneficio do exercício crítico da cidadania e da melhoria na qualidade de vida. Isso nos leva entender que a Educação Física deve organizar programas que compreenda-os indivíduos. Como seres Holísticos, pois não deve haver…

Ler mais

Índice de massa corporal – IMC

O índice de massa corporal é amplamente utilizado por profissionais de saúde na avaliação do estado nutricional (permitido identificar indivíduos com sub nutrição , excesso de peso e obesidade) e do risco de mortalidade. No entanto, não descrimina os componentes magro e gordo da massa corporal total. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Tomou um preditor internacional de obesidade adotado pela organização mundial de saúde(OMS) em inglês é representado por BMI (body mass Indesc ). A vantagem do uso do IMC é que seu…

Ler mais