Adjetivo

Português

Português – Gramática – Adjetivos – O que é adjetivo?

Todos os seres ao nosso redor se diferenciam por caractetísticas que lhe pertence, ou circunstanciais. exemplo, podemos caracterizar o dia da cena retratada no quadro como acinzentado, nublado, sem sol. podemos caracterizar também o homem como misterioso, charmoso, desconfiado, e a mulher como delicada, séria, sofisticada. essas palavras- desconfiado, acinzentado, nublado, misterioso, séria, charmoso, delicada, sofisticada, todos são classificados adjetivos.

Adjetivo é que demonstra as características dos seres. referente a um substantivo explícito ou subentendido na frase, com o qual concorda número e gênero.

A Função Sintática do Adjetivo

No adjetivo, análise a relação entre forma e função.
O adjetivo e a locução adjetiva na oração tem as funções de adjunto adnominal, predicativo do sujeito e do objeto.
foi recebido na estação por um homem ”forte e barbado”. -> forte e barbado – adj.adn.

O adjetivo pode passar também o advérbio e funcionar como adjunto adverbial, como expressões: sorrir amarelo, falar baixo, falar alto, comprar barato, vender caro. portanto conserva-se invariável e na forma correspondente ao masculino singular.

Sobre à formação, os adjetivos podem ser classificados primitivos(estreito,liso), derivados(brasileiro,louvável), simples(querido,perigoso) e compostos( científico-literário, azul-marinho).

Dá-se o nome de locução adjetiva à expressão com valor de adjetivo formada por substantivos + preposição. exemplo: as expressões com brinco e de pérola constituem locuções adjetivas.

Por Karen Alves

Artigos relacionados

6 Thoughts to “Adjetivo”

  1. oi muito obrigado agr vou estudar bastante para a minha provaa valeu

  2. joão lucas

    muito bom

  3. KEVEN WALLACE

    isso me ajudou muito vcs devem curtir

  4. gabriel

    mais ou menos naum daria um otimo mas ajuda um pouco

  5. Bruna157

    valeu vs me ajudaram a fazer meu trabalho de lingua portuguesa muito muito muito obrigada bjs com muito carinho da bruna157

  6. Bruna157

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu tive q copiar de novo aquela virgen da professor n aceitou entao vs e im bando de viados puto fdp vs sao pal no cu puta q pariu xau da bruna157…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixar comentário