Um Mundo de Desigualdade

Desigualdade social

O significado do PIB.
PIB : Produto interno bruto é um indicador econômico que expressa o valor de toda a riqueza geranda dentro das fronteiras de um país, ou seja, indica o valor de todos os bens e serviços produzidos durante um determinado período, independente da nacionalidade das unidades produtivas desses bens e serviços.

O PIB per capita (por pessoa), conhecida como renda, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

Um mundo de desigualdade
Geralmente, os países que possuem o PIB maior são os países que mais sofrem com problemas como a desigualdade social, porém o dinheiro nunca é repassado para as menos favorecidas pessoas, exemplo, como acontece nos países mais pobres.

Foi possível perceber que o mundo em que vivemos é marcado pela existência de produtos de desigualdades.

As desigualdades estão expressas nos diversos indicadores econômicos, na expectativa de vida da população. Por meio desses indicadores de desigualdade, o mundo pode ser regionário em dois grandes conjuntos de países subdesenvolvidos.
Países com realidades bem distantes:

Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos .
os subdesenvolvimento dos países tem origens históricas ligadas ao processo de colonização e descolonização ocorridos no passado, mas que também está ligada ao papel desempenhado pelas elites internas que dominam e controlam esses países.
São avaliados por um índice conhecido como IDH (índice de desenvolvimento Humano).

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: