Categoria: | Explicações, Física, Resumos

Separação Dos Componentes de um Sistema Homogêneo

Separação Dos Componentes de um Sistema Homogêneo

I. Sistemas homogêneos Sólido-Sólido

Esses sistemas são denominados também de sólidas e são formados por cristais mistos.

Exemplo:
Cobre+ níquel

II. Sistemas Homogêneos Sólido-Líquido

1. Evaporação: uma solução de sal comum em água, num pires deixando por vários dias, iremos notar, no final que a água evaporou, restando o sal na forma de pequenos cristais. Neste caso podemos afirmar que ocorreram 2fenômenos: processo de separação entre o sólido e o líquido e processo de cristalização do sólido.

2. Destilação Simples: É usado este processo quando o líquido não pode ser perdido. É realizado através de um aparelho denominado ”aparelho de destilação simples”. A operação realizada neste processo é simples: coloca-se em um balão de vidro a mistura a ser separada. Este é aquecido, ao mesmo tempo que se faz passar água de resfriamento pelo condensador. Quando a solução começa a ferver, os vapores do líquido sobem e chegam à parte interna do condensador. Aí os vapores voltam ao estado líquido, e as gotas do líquido caem em um Becker de recolhimento.

III. Sistemas homogêneos Líquido-Líquido

1. Destilação fracionada: neste processo a aparelhagem utilizada e a operação assemelham-se à destilação simples. Apenas balão é substituído por um ”balão de destilação”, o qual contém um termômetro, colocado através de uma rolha, que irá registrar a temperatura dos vapores que saem. O volume de líquido que é destilado varia em função do aumento da temperatura.

IV. Sistemas Homogêneos Gás-Líquido

Se tivemos um gás dissolvido num líquido (gás carbônico dissolvido em bebidas) podemos eliminá-lo, nos sistemas gás-líquido, ou agitando, ou aquecendo ou reduzindo a pressão sobre o sistema.
Se houver um líquido num gás bastará resfriar o sistema e o vapor voltará a forma líquida, separado-se do gás.

V. Sistemas Homogêneos Gás-Gás

1. Efusão: quando menores são as moléculas de um gás, tanto mais rápidas elas serão e mais rapidamente elas conseguirão atravessar materiais porosos.

2. Absorção seletiva: Certos materiais conseguem reter mais acentuadamente um vapor ou gás, do que outro. É o que acontece, por exemplo, com o carvão ativado; este retém os vapores ou gases.

3. Liquefação e Destilação Fracionada: a mistura gasosa é totalmente liquefeita por meio de abaixamento de temperatura e aumento de pressão; a seguir, o sistema líquido é destilado fracionadamente.

VI. Sistemas Homogêneos Gás-Sólido

Este processo é utilizado quando um gás fica retido em um sólido em pó. Para eliminar o gás bastará aquecer ou reduzir a pressão sobre o sistema.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: