FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Processo de comunicação

Elementos da comunicação

Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem. Observe os elementos do processo de comunicação e em que consistem:

-emissor- Envia a mensagem. Pode ser individual ou coletivo.
-receptor- Recebe a mensagem. POde ser individual ou coletivo, ouvinte ou leitor.
-Mensagem- É o conteúdo das informações trasmitidas. Mas esecificamente, o conjunto se signos, bem organizadas ou não, mais claros ou menos claros qie o emissor envia ao receptor.
-canal- É o meio que possibilita a transmissão de mensagem. canal visual: desenhos, imagens fixas ou animadas, escrita, etc. Canal sonoro: fala, música, ruídos, etc.
-Códigos- É a linguagem verbal ou não verbal utilizada. É um conjunto de signos e de regras de combinação desses signos, que o emissor e o receptor devem conhecer para se comunicarem com eficiência.
-Referente: são o contexto, a situação e os objetos aos quais a mensagem remete.

2. Linguagem; Língua e fala

Gestos, desenhos, expressões faciais, impulsos elétricos, formas de escrita constituem códigos que podem ser utilizados na comunicação.
Cada código constitui uma forma de linguagem. A linguagem pode ser verbal ou não-verbal. Qualquer linguagem que não utilize a palavra é não-verbal.

Linguagem é todo conjunto de sinais que podem ser empregados na comunicação”.

Língua é o conjunto de elementos e de regras de combinação desses elementos, que contituem a linguagem oral ou escrita de uma coletividade.”

” A fala é um ato individual, é a emissão de determinados sons combinados de tal maneira que transmitem significações a outra pessoa.”

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook
Português

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: