Palavras ou Expressões que apresentam dificuldades

1. Mal/ Mau

Usa-se o mal por posição a bem, e mau por oposição a bom. se não há oposição, usa-se sempre mal: não há mal que sempre dure. (bem)/ Ele chegou num mau dia. (bom)/ Mal chegou, foi dormir.

2. Auto/ Alto

Auto tem sentido de ”por si mesmo” enquanto alto se relaciona a altura, oposto a baixo”: Ele não autocrítica. / Usou um alto-falante durante o discurso.

3. Ante/ Anti

Ante se relaciona a ”antes”, enquanto anti significa ”contra”: antedatou o documento./ Construíram abrigos antiaéreos.

4. A/ Há

No sentido de tempo passado, usa-se há: nos demais casos, usa-se a: Há dez dias que cheguei./ Chegarei daqui a três dias.

5. Consigo

Consigo é pronome reflexivo e não deve ser usado com o sentido de ”com você” ou ”com o senho” ele partiu e levou as cartas consigo.

6. Entre…e

Essas lacunas só podem conter pronomes oblíquos e nunca pronomes retos, porque, depois de preposição, só se devem usar pronomes oblíquos, salvo no caso de sujeito de infinitivo. Assim, depois de entre, nunca eu ou tu: Entre mim e ti não há segredos.

7. Por que/ Por quê/ Porque/ porquê

Por que, separado e sem acentodeve ser usado no início de perguntasPor quê, separado e com acento, ao final de perguntas ou como equivalente a ”pelo qual”. Porquê, uma só palavra e com acento, corresponde ao substantivo sinônimo ”motivo”. Porque, Numa só palavra e sem acento, corresponde a conjugação causal e é usado em respostas ou explicações: Por que você veio? / não sei o caminho por que você veio./ Você veio, por quê?/ Quero saber o porquê de você ter vindo./ Vim porque quis.

8. Aonde/ Onde

Usa-se aonde se o verbo da oração preposição a, e onde nos demais casos: Aonde você vai? (ir a)/ Onde você mora?

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: