Os sentidos – Ciências

Os sentidos, no corpo humano, são representados por cinco órgãos, que nos relacionam com o meio ambiente. São representados pela visãoolfação, gustação. audição (esses quatro localizam-se na cabeça) e tato (localizado na pele, mais especificamente na ponta dos dedos). Cada órgão dos sentidos compõe-se de três partes:

1. Receptor externo: Destinado a receber as impressões sensitivas das partes externas do organismo.

2. Transmissor: Destinado a conduzir as impressões até o cérebro. É representado pelos nervos.

3. Receptor Interno: Localizado no cérebro, onde as impressões são transformadas em sensações.

TATO

sentido do tato localiza-se na pele, em toda a extensão de nosso corpo. Esse sentido nos permite observar a temperatura, o tamanhho, a superfície dos corpos. Tais observações nervosas livres ou nos corpúsculos táteis. Considera-se que as terminações nervosas livres recebam as impressões da dor; os corpúsculos de vater-pacini da pressão; os de maissner do tato; os dekrause do frio; e os de Ruffini do calor.

VISÃO

O sentido da visão localiza-se no globo ocular e através dele percebemos a luz.

ESTUDO DO GLOBO OCULAR

Nosso olho é revestido por três membranas: a esclerótica (externa), a coróide (do meio) e a retina (interna).
Esclerótica: Envolve o globo ocular externamente. Na parte anterior do globo ocular ela é transparente e denomina-se córnea transparente.
Coroide: É uma membrana cheia de vasos sanguíneos e pigmentos. Na parte anterior do globo ocular ela se modifica, formando um disco achatado chamado íris (cor dos olhos) com um orifício central denominado pupila ou ”menina dos olhos”. A pupila controla a entrada da luz, Durante o dia ela fica pequena e durante a noite dilata-se.
Retina: É a membrana mais interna do globo ocular. Ela se liga ao nervo óptico num local chamado ”ponto cego”, porque é insensível à luz. Próximo a esse ponto há um outro chamado ”mancha amarela”, onde as projeções das imagens são perfeitas, num olho normal.

Meios transparentes 

Os meios transparentes que servem para permitir a passagem da luz são: o humor aquoso (líquido localizado entre a córnea e o cristalino), o cristalino (lente biconvexa localizada atrás da íris) e o humor vítreo (substânciagelatinosa localizada na região central do globo ocular).

Defeitos da visão

Dentre eles, citamos os mais comuns: a miopia e a hipermetropia.

Miopia: consiste na formação da imagem antes da retina.
Esse defeito pode ser corrigido com lente côncava.
Ela diverge a imagem e a aproxima da retina.

Hipermetropia: consiste na formação da imagem depois da retina.
Pode ser corrigida com lente convexa.
ela converge a imagem, retrocedendo-a até a retina.

OLFAÇÃO

sentido da olfação está localizado dentro das fossas nasais (nariz), no interior da mucisa nasak ou pituitária.
Quando os gases desprendidos de alguma substância penetram nas fossas nasais, eles impressionam as células olfativas e são conduzidos pelos nervos olfativos até o cérebro, permitindo assim a identificação dos odores.

GUSTAÇÃO

É o sentido que permite o gosto das substâncias e está localizada na língua. A mucosa que reveste a língua possui papilas, que recolhem as impressões gustativas e táteis, conduzindo-as ao cérebro.
As papilas gustativas são caliciformes e fungiformes, enquanto que as papilas táteis são filiformes.

AUDIÇÃO

É o sentido que percebe o som e está localizado nos ouvidos. Cada ouvido é constituído de três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

Postado por Karen Alves

Um comentário para “Os sentidos – Ciências”

  1. Karlla disse:

    haam ??

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: