Os Protozoários e a nossa saúde – Ciências

Ciências- OS PROTOZOÁRIOS E A NOSSA SAÚDE 

Os protozoários causam diversas doenças no homem. As principais são: amebíasedoença de chagas e malária.

Amebíase

amebíase é também conhecida por disenteria amebiana e é causada por uma ameba nua, a Entamoeba histolytica.
amebíase manifesta-se por diarreia, através da qual o indivíduo perde grande quantidade de fezes liquefeitas. Em conseguencia, emagrece muito, fica subnutrido e costuma ser acometido de nervosismo.
A disenteria amebiana pode afetar outros órgãos, principalmente o fígado, causando abscessos mais ou menos graves.
A transmissão da amebíase faz-se por alimentos que foram contaminados principalmente pelas fezes.

Combate à amebíase: cuidar das verduras, dos demais alimentos sólidos e da água qe bebemos, pois todos podem ser transmissores de amebas. A água contendo amebas é uma das principais fontes de transmissão daamebíase. Assim, é importante o tratamento da água para consumo.

Doença de chagas

O nome desta doença foi dado em homenagem ao cientista brasileiro que a estudou, Carlos chagas. 
Ela é causada por um protozoário Flagelado chamado Trypanosoma cruzi (tripanossomo).
A doença de chagas caracteriza-se por inflamação e crascimento anormal de certos órgãos, como o coração, o esôfago e os intestinos.
Veja agora como é transmitida a doença de chagas:
tripanossomo é transmitido por um inseto. Esse inseto é conhecido como ”barbeiro” porque constuma picar no rosto, que é normalmente a parte descoberta do corpo quando a pessoa dorme.

tripanossomo vive nos intestinos do inseto. Geralmente, ao picar uma pessoa, o inseto defeca e liberta junto os tripanossomos. Essa picada produz coceira e, ao coçar, a pessoa favorece a penetração do protozoário que irá causar a doença.

Combate à doença de chagas: consiste principamente no combate ao barbeiro. A ilustração abaixo mostra um dos lugares preferidos pelo barbeiro para ocultar-se durante o dia.
É com a utilização de inseticidas nas paredes e frestas de construções. Ainda existem no Brasil cidades onde praticamente toda a população apresenta a doença de chagas.

Giardíase

giardíase caracteriza-se por diarreiadores e vômitos, principalemte em crianças. Em adultos é frequente não manifestar nenhum sintoma.
giardíase é causada por um protozoário flagelado chamado giárdia. A giárdia geralmente é trabsmitida ao homem pela água e por alimentos contaminados.

Malária

malária é também conhecida por maleita e é causada por um Esporozoário, o plasmódio.
malária é transmitida por um mosquito (pernilongo) denominado anófeles.
Como os esporozoários ficam nas glândulas salivares do pernilongo, eles passam para o sangue humano quando a pessoa é picada.

Combate à malária: Para combater a malária devemos exterminar os pernilongos. Como as larvas dos pernilongos vivem em águas paradas, devemos evitar a formação dessas águas; desta forma estaremos combatendo amalária, pois impedimos a reprodução dos pernilongos transmissores da doença.

Postado por Karen Alves

Um comentário para “Os Protozoários e a nossa saúde – Ciências”

  1. luana disse:

    eu gostei muito desse site é muito bom eu compartilho e curto.Bjs!

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: