Os platelmintos e nossa saúde – Doenças

Esquistossomose

esquistossomose é uma verminose que afeta milhões de brasileiros! É causada pelo esquistossomo, que vive nas veias do intestino humano. 
As fêmeas botam seus ovos, que podem ser levados pelo sangue ou cair no intestino, misturando-se com as fezes. Sendo levadas pela circulação e transformado-se em larvas, vão atacar outros órgão, como o fígado e obaço. Esses órgãos ficam muito inchados e forma-se muita água no abdômen, constituíndo o que o povo chama de barriga d’água. Além disso, algumas veias do estômago e do esôfago rompem-se, podendo sangrar muito.

Transmissão da Esquistossomose

Os ovos que caem no intestino são liberados com as fezes e se transformam em larvas.

As larvas penetram em certos caramujos e se modificam, ainda dentro deles. Saindo dos caramujos, as larvas ficam na água e podem penetrar nas pessoas por qualquer parte do corpo, através da pele. Causam muita coceira no local por onde atravessam a pele.
Entrando na circulação, as larvas transformam-se em vermes adultos e instalam-se principalmente nas veias do intestino.
A infestação do homem pelo esquistossomo geralmente ocorre quando está nadando, brincando ou trabalhando em lagoas ou em lugares alagados.

Prevenção da esquistossomose: Não tomar banho em lagoas, rios e alogos, proteger as partes do corpo que entram em contado com esses tipos de lugares. Combater os caramujos que abrigam as larvas. Defecar sempre em senitários.

Teníase

É a verminose causada pela tênia, ou solitária. Manifesta-se pelos seguintes sintomas: emagrecimento, diarreia, dor abdominal semelhante à dor de fome e que melhora quando a pessoa come.
Existem dois tipos principais de tênias:
– Taenia soliumcujas larvas vivem na carne do porco;
Taenia saginatacujas larvas vivem na carne do gado (boi).

Transmissão da teníase

As últimas proglótides geralmente contêm ovos maduros e são libertadas com as fezes. Os ovos ficam livres depois que as proglótides são desintegradas e podem ser ingeridos por animais, como o porco e o boi. Nointestino desses animais os ovos transformam-se em larvas, que atravessam a parede intestinal e entram na circulação sanguinea. As larvas são, assim, levadas pelo sangue para todas as partes do corpo do animal. Elas geralmente se fixam nos músculos, fomando uma vesícula do tamanho de uma ervilha, que é chamada cisticerco e conhecida popularmente como ”pipoca”.

Os cisticercos libertam suas larvas dentro do intestino do homem e uma delas se desenvolve para verme adulto, chegando a medir várioas metros de comprimento.
Como no boi e no porco vivem somente as larvas, eles são considerados hospedeiros intermediários. O homem, que abriga a forma adulta, é o hospedeiro definitivo da solitária.

Prevenção da teniase: não comer carne mal-passada e de precedência desconhecida. Utilizar os sanitários, não defecando no chão.

——

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: