Os Governos Desde 1945

Deposto Vargas, o Governo foi entregue ao Dr. José Linhares, Presidente do supremo Tribunal Federal.
Realizando-se as eleições, foi vitorioso o General Eurico Gaspar Dutra, do PSD, que foi empossado em 31 de janeiro de 1946.

Presidente do Gen EURICO GASPAR-DUTRA (1946 à 1951)

Em 18 de setembro de 1946, foi promulgada a constituição. Voltava-se ao tradicionalismo de 1891.
Brasil doi visitado por Harry Truman, Presidente dos EUA. Foi organizada a CHESF (companhia Hidrelétrica do São Francisco). Foi Decretada a extinção do jogo. Inaugurou-se a Usina de Volta Redonda (1946). Criou-se o Plano SALTE (saúde, Alimentação, Transporte, Energia). Foi fechado o PCB (1947) e rompidas relações diplomáticas com a URSS.

Presidência de GETÚLIO VARGAS e JOÃO CAFÉ FILHO (1951 À 1956)

Foi eleito Getúlio Vargas, candidato do PTB e PSP, em 1953 foi criada a Petrobrás (lei Nº 2004).Surgindo uma crise política Presidente suicidou-se em 24 de agosto de 1954. Foi substituído pelo e Presidente João Café Filho. Em Novembro de 1955, o presidente Café Filho alegando doença, passou governo ao Deputado Carlos LuzPresidente da câmara de Deputados, que permaneceu no poder por 48 horas, pois foi afastado do mesmo por um Golpe de Estado, chefiado pelo General Henrique Teixeira Lott. Mais tarde, o presidente café filho quis voltar ao poder, sendo impedido (1955). Assumiu a presidência após a deposição de Carlos Luz, o Vice Presidente do Senado Nereu Ramos.

PRESIDÊNCIA DE JUSCELINO KUBTSCHEK DE OLIVEIRA (1956 à 1961)

Principais fatos:
-Transferência da capital para Brasília, no planalto Central (21 Abril 1960)
-Construção a rodovia belém -Brasília
-Construção de Usinas- Três Marias e Furnas
-Estabelecimento da indústria automobilística

Os restos mortais dos soldados da FEB foram trazidos da Itália para o monumento dos pracinhas, no Rio de Janeiro.
presidente Juscelino, cujo lema ” transparente, energia, alimentação” afirmava que seu governo seria ”cinquenta anos em cinco”.
Presidente no inicio de seu governo enfrentou pequena rebelião de oficiais da aeronáutica. Surgiu o Estado da Guanabara cuja constituição foi promulgada em 27 de março de 1961. O governador eleito CARLOS FREDERICO WERNECK DE LACERDA.

Presidente de JÂNIO DA SILVA QUADROS (1961)

Presidente tomou posse em 31 de janeiro de 1961 e renunciou em 25 de agosto do mesmo ano. Assumiu interinamente o Dr. Pascoal Ranieri Mazzili. Assumiu o Vice Presidente Dr João Belchior Marques Goulart. Foi instituído o Sistema Parlamentarista, pelo ato Adicional de 2 de setembro de 1961.
Durante o período em que vigorou o parlamentarismo foram presidentes do Conselho de Ministros, sucessivamente: Tancredo neves, Francisco Brochado da Rocha e Hermes Lima. Em 1961, foram reatadas as relações diplomáticas com a URSS.
O Ato adicional do revogado após um plebiscito, efetuado em 6 de janeiro de 1963. Restabeleceu-se o presidencialismo.
Em 1º de abril de 1964 o Presidente João Goulart foi deposto por um movimento militar.

—.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: