O período Joanino – 1808- 1821

Tem início em 1808 com a chegada da família Real ao Brasil, fato que acabou dando a colônia Brasileira statos de metrópole, uma vez que a família Real e grande parte da corte portuguesa passou a viver no Brasil reinventando a antiga noção de colônia e metrópole.

A abertura dos portões às nações amigas

Em 1808 com a chegada da família Real ao Brasil, um dos primeiros atos do príncipe regente Don João VI foi assinar um decreto determinando a abertura dos portões às nações amigas, isto significa que o comércio com o Brasil deixou de ser uma exclusividade de Portugal , se estendendo a todas as nações unidas. O objetivo desta lei era o de beneficiar a Inglaterra, que não tinha mais parceiros comercial na Europa dede que Napoleão conquistou Portugal, mas acabou favorecendo a todas as outras nações que não estavam em guerra com Portugal, assim tempos depois alfandegarias mais baixas para os produtos ingleses, tendo o Brasil se tornando um grande consumidor da industria inglesa.
A chegada da família Real no Brasil em 1808 acabou servindo de marco para o início do processo de independência Brasileira, isto porque Don João VI assinou um decreto que elevava o Brasil a condição de Reino Unido de Portugal e Algarves. Com isso o Brasil deixa a condição de uma simples colonia Portuguesa, tornando-se Reino Unido de Portugal, Ficando a um passo autonomia total.

Postado por Karen Alves

5 comentários para “O período Joanino – 1808- 1821”

  1. priscila disse:

    Muito bom, me ajudou muito a fazer a prova obrigado.

  2. dada disse:

    Muito resumido. Mas e bom

  3. estefani duarte disse:

    nao gostei é muito rium nao tem quase nada escreve mas poxa

  4. EMIVAL disse:

    muito resumido não gostei

  5. VI disse:

    Ah eu gostei. ;)

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: