O Iluminismo

História
Em 1784 ,um jornalista de Berlim perguntou ao filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804)entre o significado de um termo que iniciava a entrarem voga na segunda metade do século XVIII :”O que será o Iluminismo?” . A resposta nos ajuda bastante a entender esse conceito e o movimento de renovação de ideias que tomou corpo naquela época . Kant definiu o Iluminismo como um processo de tornar claro , a seguir do qual o ser humano sairia de sua ”menoridade” graças ao uso da razão e para o exercício da liberdade de pensamento . por sua associação com ” deixar claro ”, o Iluminismo é também chamado , por vários historiadores , de Ilustração.
A razão é a palavra-chave para compreender o iluminismo :é estimado o instrumento fundamental para o ser humano tomar parte com a natureza e a sociedade . O iluminismo foi , logo , um grupo de ideias desenvolvidas na Europa , Sobretudo na frança , que protegia o racionalismo como valor necessário da sociedade . Logo a ideia de Luz , em oposição ao que iluminista consideravam trevas : o pensamento religioso Dominante desde a Idade Média .

Fonte(s) de consulta: Livro de História volume 2 ensino médio – Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira e Georgina Dos Santos .

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: