O estado Novo (1937 à 1945)

Chefe de Governo: Getúlio Vargas

O novo regime caracterizou-se pela forte centralizaçãoNovos órgãos de governo foram criados: DASP (Departamento Administrativo do Serviço público); DIP (departamento de Imprensa e propaganda) e o tribunal de segurança.
Foram extintos os partidos políticos os símbolos estaduais, cassou-se o direito de greve, controlando-se a vida dos sindicatos e foi criado o Ministério da Acro náutica (1941), cujo primeiro titular foi Joaquim Pedro Salgado Filho.
Em 1938, os integralistas posto fora da lei, chefiados por Belmiro Valverde, atacaram o palácio Guanabara, residência do chefe do Governo, sendo facilmente derrotados. O partido fascista do Brasil, cujo lema era ” Deus, Pátria e família” , chamava-se Ação Integralista Brasileira. Noa reforma do ensino do adotada. EM 1942, adotou-se como moeda o Cruzeiro.

O brasil na Segunda Guerra Mundial 

Em 22 de agosto de 1942, declarou-se o estado de beligerância e Brasil e os países do eixo (Alemanha, Itália e Japão), isto devido ao torpedeamento de navios brasileiros e, mais tarde, devido o ataque japonês aos americanos em pearl Harbour. O Brasil enviou u força expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália, sob o comando do General João Batista Mascarenhas de Morais (1944). Esta força cobriu -se de gloria nos campos europeus, destacando-se, de suas vitórias, as de Camaiore, monte plano, monte castelo e montes.
Em 08 de maio de1945, cessou a luta na Europa com a rendição de Alemanha, o mesmo acontecendo com o Japão, em 14 de agosto de 1945.

Criação de territórios Federais 

Em 1942, foi criado o território Federal de Fernando de Noronha e no ano seguinte os de Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porá e Iguaçu.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: