FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Nemateomintos – Saúde – Doenças

Ascaridíase

É causada pela lombriga (arcaris).
As lombrigas vivem no intestino humano, de onde retiram alimentos. Provocam, assim, prejuízo à pessoa e causa fraqueza e mal-estar.
A sensação de fraqueza e mal-estar é aumentada porque a lombriga liberta substâncias tóxicas. que são levadas pelo sangue a todas as partes do organismo, prejudicando o desenvolvimento físico e mental.
Além do mau desenvolvimento físico emental, a ascaridíase causa mau rendimento escolar, perturbações do sono, irritação e até convulsões.

Transmissão da Ascaridíase

Dentro do instestino humano, as lombrigas fêmeas põem seus ovos, nos quais são desenvolvem pequenas larvas.
Esses ovos são libertados com as fezes. Assim, se a pessoa defecar diretamente no solo, colocará os ovos de lombriga no chão, tornando possível a contaminação de verduras e outros alimentos.

Amarelão

É a verminose causada pelo ancilóstomorazão pela qual seu nome correto é ancilostomose. Exisre um outro nematelminto que também causa o amarelão: é o necátor. Por isso, essa verminose pe também conhecida por necatorose.
O nome amarelão foi sado pelo povo, porque essa verminose torna a pessoa fraca, anêmica e muito pálida (amarela). Este quadro é causado pelas hemorragias que o ancilóstomo causa no intestinoferindo-o com seus dentes.

Transmissão do Amarelão

Os ancilóstomos vivem no intestino humano e assim, seus ovos são eliminados com as fezes. Se estas forem evoluir para larvas, que penetram no corpo humano através da pele.
Frequentemente a penetração faz-se através da pele dos pés, que são as partes que então em contato com o solo.
Atravessando a pele, as larvas entram na corrente sanguínea, chegando ao coração, de onde são enviadas para os pulmões.
Dos pulmões, as larvas passam para a garganta. Chegando à garganta, são deglutidas e atingem o intestino, onde se transformam em vermes adultos.

Prevenção do Amarelão: usar calçados nos pés. Usar corretamente os sanitários.

Elefantíase

É a doença causada por uma filária, a Wuchereria bancrofti; caracteriza-se pelo aumento anormal do volume de certas partes do corpo principalmente os membros inferiores.
As filárias adultas vivem no homem, causando a doença. As larvas, no entanto, vivem em alguns mosquitos (pernilongos). Quando esses mosquitos picam uma pessoa, transmitem as larvas, que se desenvolvem parafilárias adultas.

Prevenção da elefantíasecombater os mosquitos (pernilingos).

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: