FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Narração Objetiva e Subjetiva

Objetiva

Neste tipo de redação a história é narrada com objetividade, isto é, o narrador limita-se a contar os fatos sem deixar que seus sentimentos, suas emoções transpareçam no decorrer da narrativa. É o tipo de narraçãoque constuma aparecer nas ocorrências policiais dos jornais, nas quais os redatores apenas informam os fatos sem se deicar envolver emocionalmente com o que estão noticiando. Veja um exemplo de narração objetiva:

”Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Sr. Marcos da Fonseca.
No local habitavam o proprietário, sua esposa e seus doid filhos. Todos eles, na hora em que o fogo começou, tinham saído de casa e estavam jantando em um restaurante situado em frente ao edifício. A causa do incêncio foi um curto-circuito ocorrido no precário sistema elétrico do velho apartamento.”

Subjetiva

Neste tipo de narração os fatos são apresentados levando-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na história. Nota-se claramente a posição sensível e emocional do narrador ao relatar os acontecimentos. Veja este exemplo:

”Em uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre. Nãi tinha nada para fazer, e isto estava me matando de aborrecimento. Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente o melhor divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui andando, a passos lentos, em direção àquelas barracas. Como é triste o tédio! ”

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook
Português

Um comentário para “Narração Objetiva e Subjetiva”

  1. Pedro Guilherme disse:

    Obrigado!!! pela ajuda graças a você eu vou consegui concluir meu trabalho…Valeu pela ajuda
    TCHAU

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: