FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Literatura: Humanismo

No mundo todo, a prosa literária é uma manifesto que surge depois da poesia. Não podendo ser memorizada com a mesma facilidade dos poemas, a prosa necessita de algumas condições específicos para surgir e se definir enquanto gênero . Tais como uma língua mais evoluída e formas mais sofisticadas de pensamento.
Em Portugal não foi diferente: as manifestações literárias da primeira época medieval caracterizavam-se pelo predomínio da oralidade e, por esse razão, as cantigas trovadorescas tiveram maior destaque. Já no século XV, na segunda época medieval, a prosa e o teatro ganharam o primeiro plano, sendo seguidos pela poesia palaciano.
A produção literária portuguesa da segunda época medieval representa um momento de transição entre a literatura trovadoresca e o Renascimento do século XVI e, como em toda transição, o velho e o novo conviviam entre si. Assim, ao mesmo tempo em que se mantinham alguns aspectos das cantigas- por exemplo, a idealização amorosa-, aspectos novos surgiram preparando a literatura renascentista: por exemplo , a poesia amorosa de fundo sensual. O termo humanismo é utilizado para designar o estudo das letras humanas em oposição à teologia. Marca a transição da cultura teocêntrica Religiosa e feudal para a cultura antropocêntrica,clássica, apoiada na consciência de que o homem é uma força criadora capaz de dominar o universo e transformá-lo. Colocando entre o medievalismo e o Renascentismo, o Humanismo é marcado pela convivência dosantigos valores medievais com os valores clássicos que predominaram no Renascentismo.

De forma Resumida, o Humanismo Surgoi no Seguinte contexto Histórico:

-O surgimento da burguesia que traz consigo as relações comerciais;

- Alteração nas relações sociais, já que os nobres empobreceram e as pessoas de classes menos favorecidas na época começaram a enriquecer;

- Surgimento de críticas ao comportamento da Igreja Romana e a diminuição de seu poder;

Visão antropocêntrica;

-Surgimento da imprensa, desenvolvimento dos canhões e mosquetes no campo das armas, das nássulas das lentes de óculos, do relógio mecânico;

A produção literária em Portugal período deve ser assim organizada:

-Prosa:crônicas históricas de Fernão Lopes;

Poesia:poesia palaciana, recolhida no Cancioneiro Geral;

-Teatro: Dramaturgia de Gil Vicente;

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook
Português

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: