Geomorfologia- Geografia

Geomorfologia- Geografia

Geomorfologia estuda as formas da superfície da terra. Para isso, tem que analisar as formas, como o relevo, analisando todos os seus aspectos genéticos, morfológicos, cronológicos, dinâmicos e morfométricos, tanto antigo quanto os atuais. No grego o termo vem: Geos= terra, morfé= forma, logos= estudo, conhecimento.

geomorfologia estuda as formas das paisagens, isso porque são o resultado da litosfera como um todo, integra o conhecimento, com prioridade de alguns outros ramos da geografia como a pedologiaglaciologia, climatologia, hidrografia, paleogeografia e, por outro lado, integra também outras ciências, para incluir o impacto dos fenômenos geológicos, biológicos e antrópicos no relevo.

Conforme os ramos da ciência, se integra tanto na geografia física, quanto na geografia humana, devido as causas naturais e às relações homem-ambiente, e podemos destacar que está também na geografa matemática, que nos diz respeito à topografia. A geomorfologia se forma no final do século XIX, pelo Willian Morris Davis, que é considerado o Pai da geografia americana. Como causa principal da criação do relevo era do catastrofismo. Davis e outros geógrafos demonstraram que outras formas foram responsáveis pela modificação da superfície da terra. Davis criou uma teoria de criação e destruição da paisagem, que ele passou a chamar de ”Ciclo geográfico’‘.

Postado por Karen Alves

Um comentário para “Geomorfologia- Geografia”

  1. Fernanda de Oliveira disse:

    Gostaria de saber mais para o vestibular e não isso

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: