FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Gêneros Literários

Gêneros são as diversas modernidades de expressão literária. Entre os principais gêneros temos o lírico, o épico (ou narrativo) e o dramático.

Gênero Lírico 

poesia lírica tece sentidos diferentes através dos tempos. Entre os gregos,essa composição poética era cantada e acompanhada pela lira, daí o seu nome. Posteriormente, a expressão poesia Lírica generalizou-se e passou a ser toda a composição poética em que predominava o subjetivismo, que refletia o mundo interior do artista: os seus sentimentos emoções, como o amor, a saudade, a melancolia, etc.
gênero lírico apresenta-se, de modo especial, em versos (soneto, ode, balada, etc). Ao lado da poesia lírica existe também a prosa poética.
Não podemos esquecer das letras de músicas que se valem da função emotiva da linguagem, um elemento extremamente comum nesse gênero literário. O gênero lírico se caracteriza por apresentar uma visão pessoal doartista sobre o mundo que o rodeia.

Gênero épico ou narrativo

A palavra epopéia vem do grego ápos (verso) + poieô (faço). Constitui um dos mais antigos gêneros literários. Trata-se de uma narrativa feita, essencialmente, em versos: É sobretudo um canto, um poema de exaltação.

epopeia narra grandes feitos heroicos. Sua principal característica é ter um narrador que fala sobre os acontecimentos grandiosos da história de um povo.
Dentre os poemas épicos destaca-se:
-Ilíada e Odisséia, de Homero;
-Eneida, de Virgílio;
-Paraíso perdido, de Milton;
-Os Lusíadas, de Camões

No Brasil, as principais epopeias foram:
- Uruguai, de Basílio da Gama;
-Caramuru, de Santa Rita Durão

A partir do séc. XVIII, esse gênero começa a desaparecer para dar lugar à narrativa em prosa (romance, conto, novela, crônica).
Na atualidade, passou-se a chamar gênero narrativo ao conjunto de obras em que há narrador, personagens e uma sequência de fatos. É assim, uma variante de gênero épico.

Exemplos de Romances famosos:

-Os miseráveis, de Victor Hugo;
-Guerra e paz, de Toistoi;
-O guarani, de José de alencar;
-Os sertões, de Euclides da cunha;
-Grande sertão, Veredas, de Guimarães Rosa

Gênero Dramático

É um gênero representativo, isto é, atores representam (enceram) um texto. Para dar vida e movimento ao texto, o gênero dramático recorre a luzes, sons, cores, cenérios, etc. As representações teatrais apresentam cenas trágicas (tragédia), cômicas (comédia), satíricas (farsa), religiosas, alegóricas (auto), etc.

Outros gêneros

Há ainda o gênero Satírico (que coloca em ridículo uma pessoa ou situação), o gênero oratório (discurso, sermão), o epistolar (cartas), o didático (com intenção de ensinar), o humorístico, o jornalístico, etc.

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook
Português

Um comentário para “Gêneros Literários”

  1. fernanda disse:

    nao entendi nao gostei e nao vem resumido

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: