Categoria: | Explicações, Geografia

Fusos Horários – Geografia

Mapa dos Fusos Horários

Fusos horários, também conhecida como zonas horárias, foram estabelecidas em uma reunião com representantes dos 25 países em Washington, em 1884. Nessa reunião foi estabelecida a divisão dos fusos horários em 24 fusos distintos no mundo.

O método utilizado para a divisão foi do princípio de que são gastos, aproximadamente 24 horas para que o movimento da terra realize a rotação completa, portanto, realizando um movimento de 360º. ou seja, em uma hora a terra se desloca em 15º. Esse resultado obtido é pela divisão da circunferência terrestre que mede 360º pelo tempo de rotação que a terra percorre de 24 horas.

movimento de rotação que a terra percorre é girando no sentido oeste para o leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo que os fusos leste de Greenwich (inicial) têm (+) por ter horas adiantadas; e os fusos do oeste tem (-) de horas atrasadas.

Para alguns países apresentam mais de um fuso horário, como a Rússia, que tem 11 fusos horários, por obter uma grande área de terras. O Brasil também apresenta mais de um fuso horário, pois tem um território aproximado de 4.319,4 quilômetros no sentido leste-oeste, que tem por consequência quatro fusos horários distintos, mas, depois do Decreto nº 11.662, publicado no Diário Oficial de 2008, passou a adotar três fusos.

A compreensão de saber os fusos horários é de grande importância, principalmente para as pessoas que fazem viagens e têm contato com pessoas e relações comerciais com os locais dos fusos horários distintos. 

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: