Categoria: | Explicações, Física, Resumos

Física – Caráter ondulatório da Luz

Difração e interferência 

Difração de luz – quando um feixe de luz atravessa uma fenda, os raios luminosos sofrem um desvio e o feixe de raios paralelos se transforma em feixe divergente. De um modo geral, podemos afirmar que um feixe de luzao passar em contato com uma aresta qualquer tem os raios mais próximos desta aresta desviados, sendo este fenômeno denominado Direção de Luz.

fenômeno da difração de luz permite explicar o aparecimento de franjas coloridas quando observamos uma fenda, pois o desvio das várias componentes da luz branca se faz com ângulos diferentes, acarretando uma verdadeira decomposição da luz branca.

Observação: quando a luz se difrata, ela está apresentando um comportamento característico de onda. A difração é um fenômeno típico das ondas em geral (ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas).

Podemos perceber as ondas no mar contornando barcos e pedras, assim como podemos ouvir o som produzindo em determinado recinto, mesmo nos encontrando em outro. Contornar obstáculos é interpretado como um desvio efetuado por essas ondas, que é denominado difração.

Em espetáculos musicais, podemos identificar regiões onde o som é mais intenso e outras, onde ele é praticamente inaudível. Do mesmo modo, é possível observar, após o encontro de duas ou mais ondas na água, que em certas regiões as ondas ficam mais altas, enquanto que em outras desaparecem. Isso é interpretado como interferência entre ondas.

luz ao atravessar uma fenda, além da difração, pode sofrer o fenômeno da interferência, que neste caso, é identificado com a formação de regiões claras e escuras.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: