Categoria: | Explicações, Química, Resumos

Fenômenos Físicos e Químicos

Isto é um fenômeno.

Fenômeno, na linguagem popular, quer dizer apenas assombração, um acontecimento fantástico, uma aberração, mas não é bem este o significado da palavra em Ciência. Para um cientista, fenômeno é: todo e qualquer acontecimento da natureza.
Uma pedra caindo, um relâmpago riscando o céu, uma luz brilhando, uma criança nascendo e qualquer outro fato que você possa imaginar é um fenômeno.

Para melhor estudá-los, classificamos em:

Fenômenos físicos e fenômenos químicos

Considere as experiências:

a) Um cubo de gelo (água no estado sólido), ao receber calor, passa para o estado líquido; e, se continuar recebendo calor, passará para vapor.

Imagem Postada

Em todas estas transformações não houve alteração da estrutura íntima da substância água. No estado sólido, líquido ou de valor temos moléculas H2O. E, cessada a causa das transformações (fornecimento de calor), o vapor voltará à forma líquida; e, se continuarmos retirando calor, teremos o gelo. Portanto:

Não houve formação de novas substâncias. => FENÔMENO FÍSICO

b) Esta você também pode comprovar.

Imagem Postada

Não dá mais! Você observa que, depois de riscado, o aspecto da cabeça do palito ficou diferente; durante a queima, você sentia o desprendimento de vapores. Pois bem, houve uma transformação permanente que alterou a matéria.

Houve formação de novas substâncias. => FENÔMENO QUÍMICO

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: