Equinodermos

Animais com Espinhos

Equinodermos são animais exclusivamente marinhos, e podem ser encontrados facilmente junto às rochas banhadas pelo mar. Você talves já tenha visto alguns deles.
Os nomes populares desses animais foram dados pela aparência que eles têm:

Cada um dos animais que você acabou de ver pertence a uma classe diferente. São, portanto, 5 classes de equinodermos; seus nomes também foram dados com base na aparência dos animais:

Asteroide, Ofiuróide, holoturóide, crinóide, e equinóide.

Todos os equinodermes apresentam espinhos na pele, característica que deu o nome a este grupo de animais (equino =”espinho”; derme =”pele”). Em alguns, como o pepino-do-mar, os espinhos são atrofiados; em outros, como o ouriço-do-mar,são fortes e bem desenvolvidos.

Outra característica importante dos equinoderme dos equinodermos é o grande número de pés ambulacrários, que se destinam à locomoção. É fácil abservar esses pés ambulacrários na parte de baixo de uma estrela-do-mar. Os pés ambulacrários participam da excreção e também da respiração, que é realizada por brânquias.

Reprodução dos Equinodermos

Os equinodermos são animais de sexos separados. Para a reprodução, as células masculinas femininas econtramm-se na água, formando a célula-ovo.

ouriço-do-mar, como todos os equinodermes, apresenta metamorfose. Do ovo nasce uma larva, que se modifca até adquirir a forma do animal adulto.
Os equinodermos possuem grande poder de regeneração. Assim, por exempo se uma estrela-do-mar tiver um de seus braços cortado, ela regenera o braço perdido. O incrível é que o braço também pode regenerar a estrela!

Postado por Karen Alves

57 comentários para “Equinodermos”

  1. Pika das Galaxias disse:

    olokoooo bom dmais

  2. Pika das Galaxias disse:

    bom dmais

  3. Mandou Um Recadinho Pra Mim disse:

    Nois se vê por aí!!

  4. dbxz legal disse:

    legal muito bom gostei

  5. dbxz legal disse:

    que tal vc colocar as classificaçoes dos equinodermos vc que colocou isso no site

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: