Contexto Histórico- O Renascimento

Renascimento, importante movimento de renovação cultural corrido na Europa durante os séculos XV e XVI, é considerado o marco inicial da era moderna.
base desse movimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades europeias. Esse desenvolvimento estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem, cujo valor não se apóia mais no nome da família mas no prestigio adquirido por seus próprio esforço e talento, contribuindo para o enriquecimento do ambiente cultural. As expedições oceânicas, por sua vez, alargaram a visão do homem europeu, pondo-o em contato com povos de culturas diferentes. O desenvolvimento da matemática e do método experimental propiciam o surgimento das bases da ciência moderna.
Graças aos humanistas, numerosas obras gregas e latinas, de assunto literário, filosófico científico, foram traduzidas e difundidas. A filosofia desenvolveu-se; surgiram as primeiras gramáticas das línguas modernas. O pensamento da época nutria-se da filosofia grega e das realizações artísticas, patrocinadas cada vez mais por ricos comerciantes (os burgueses), inspirava-se nas obras da Antiguidade Clássica.
Todas essa atividades resultavam na formação de um clima intelectual otimista e confiante na força do ser humano, que se torna o centro do universo, ”a medida de todas as coisas”. O renascimento constitui, pois, um dos mais prósperos movimentos intelectuais do Ocidente, mudando a imagem que o homem tinha de si mesmo.

O renascimento não apresentou as mesmas características em todos os lugares em que se desenvolveu. Rico e fecundo, adquiria aspectos diferentes à medida que saía da florença, na Itália, onde surgiu em meados doséculo XV, e se difundia pelo resto da Europa. No entanto, apesar desta diversidade, manifesta sempre uma característica comum: a ruptura, em maior ou menor grau, com a tradução feudal, marcadamente religiosa e teocêntrica.
O século XVI também foi marcada por dois movimentos religiosos que tiveram profunda repercussão social e cultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero, na Alemanha, e a Reforma Católica (também chamada de Contra-Reforma), movimento da reação da Igreja de Roma.

Na verdade, antes mesmo que Lutero desencadeasse uma vigorosa reação contra os abusos da Igreja de Roma. Muitos católicos já tinham protestado contra essa situação, particularmente o humanista Erasmo (1465-1536), que, em seu livro O elogio da Loucura, de 1511, faz uma crítica ferina.

Postado por Karen Alves

4 comentários para “Contexto Histórico- O Renascimento”

  1. mari disse:

    lega … essa pagina

  2. Jhonatan disse:

    pow me ajudou muito VLW XD

  3. jobert junior jorge disse:

    Valew precisava disso hoje urfa

  4. sandrinha linda disse:

    obrigado tava precisando………..

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: