Conceito de Literatura

1. Denotação e conotação

Comparemos os dois textos seguintes. O primeiro, um notícia de jornal. O segundo, um poema de carlos Drummond de Andrade, que se identifica com o primeiro tema escolhido, mas difere radicalmente pela maneira como opoeta utilizou a língua para escrever, de maneira singular, a morte de um operário. A partir deles, estudaresmos o conceito de literatura.

Texto A – Descuido na segurança mata operário

Firmino Silva, pedreiro, 22 anos, casado, residente, na rua Valparaíso, casa 2, em caxias, faleceu ontem, às 12 horas, ao cair de um andaime de um prédio em construao na rua Caperfino Durão, 238, Leblon. Técnicos do serviço de prevenção de Acidentes, do ministério do trabalho, estiveram no local e constataram a falta de material apropriado de segurança e prevenção de acidentes, o que determinou o embargo da obra.
A firma construtora nega-se a fornecer detalhes, mas sabe-se que o materias já foi requisitado e a obra será reiniciada ainda hoje. Firmino deixa a esposa e dois filhos. A 15ª delegacia policial registrou a ocorrência.

Texto B- Construção (C. C. de Andrade)

Um grito pula no ar como foguete.
Vem da paisagem de barro úmifo, caliça e andaimes hirtos.
O sol cai saobre as coisas em placa fervendo.

O sorveteiro corta a rua.

E o vento brinca nos bigodes do construtor.

Vocabulários: Caliça: pó ou fragmento de argamassa ressequida/ Hirto: teso, retesado

Como você observou, o segundo texto desloca-se pela criatividade da linguagem, pelo emprego das palavras de maneira a criar novas significações que ultrapassam a simples informação.
Dependendo do contexto em que se encontra, uma palavra pode ter significação objetiva, comum a todos, o que equivale dizer, uma palavra em estado de dicionário. É o vamor denotativo da palavra: tropecei numa pedra. (pedra= matéria mineral , sólida)
A mesma palavra, em outro contexto, pode sugerir outras interpretações e significações. É o valor conotativo da palavra: Aquele patrão é uma pedra no meu caminho. (pedra = obstáculo, problema).

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: