Categoria: | Biologia, Explicações, Resumos

FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Bioquímica celular (lipídios) – Biologia

Bioquímica celular (lipídios)

Os lipídios (do grego lipos = gordura) são moléculas insolúveis em água e solúveis em solvente orgânicos, como a benzina, o éter e o álcool. Desempenham diversos papéis biológicos, conforme o tipo considerado. Os principais grupos de lipídios são os glicerídeos, os cerídeos e os esteroides.
Os lipídios apresentam em sua constituição átomos de carbono ©, hidrogênio (H) e oxigênio (O).

Glicerídeos

As substâncias formadas pela reação entre um ácido orgânico e um álcool são denominadas de ésteres. Assim, os glicerídeos são ésteres, pois formam-se da reação entre um ácido graxo e o glicerol (um tipo de álcool).
Observe neste esquema a organização da estrutura molecular do glicerol.
….H
…. |
H–C–OH
…. |
H–C–OH
…. |
H–C–OH
…. |
…. H

Em temperaturas ambientes ao redor de 20ºC, os glicerídeos mostram-se sólidos ou líquidos, sendo conhecidos, respectivamente, como gorduras e óleos. Nas aves e nos mamíferos, as gorduras acumulam-se no tecido adiposo, sob a pele, formando perna de calor pelo corpo. Essa camada gordurosa é especialmente desenvolvida em animais de clima frio. Além da função termo isolante, os glicerídeos têm um importante papel de reserva energética, tanto nos animais como nos vegetais.

Cerídeos

São ésteres formados por ácido graxo e álcool de cadeia mais longa que o glicerol. Compreendem as ceras que ocorrem na superfície de folhas (como as da carnaúba) e de frutos (como a manga), impermeabilizando-os de maneira a evitar uma desidratação excessiva; são encontrados também na secreção de certos insetos ( a cerca das abelhas, por exemplo).

Esteroides

Constituem um grupo de substâncias lipídicas formadas a partir de álcoois policíclicos denominados esteroides. Entre os vários tipos de esteróis, destaca-se o colesterol. No corpo humano, grande parte do colesterol esterifica-se com ácidos graxos de cadeia longa; o restante pode ser encontrado sob a forma livre. O colesterol participa da composição química da membrana das células animais, além de atuar como precursor de hormônios, como a testosterona (hormônio sexual masculino) e a progesterona (hormônio sexual feminino).

Fontes de consultas: Livro de Biologia/ Paulino

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook
Biologia

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: