As Glândulas – Ciências

Em nosso corpo existem órgãos que segregam substâncias importantes para o seu funcionamento: são as glândulas. Esses órgãos podem ser divididos de acordo com a sua função, em trÊs tipos:

Tipos de glÂndulas

1. GlÂndulas de secreção externa (exócrinas): são aquelas que elaboram e lança, seus produtos para fora ou em cavidades de órgãos, através de canais excretores. Exemplos: glÂndulas salivares, lacrimais, sabáceas, sudoríparas, etc.

2. GlÂndulas de secreção interna (endócrinas): são glÂndulas que secregam seus produtos e os lança, diretamente ao sangue, porque não possuem canal excretor. Os produtos elaborados pelas glÂndulas endócrinas são chamados hormônios. Exemplo: glÂndulas hipófise, tireóide, supra-renais, etc.

Hormônio: são substâncias que controlam o perfeito funcionamento do organismo humano.

3. Glândulas mistas (arfícrinas): são aquelas que ao mesmo tempo funcionam como glândulas endócrina e glÂndula exócrina. Exemplo: o pâncreas lança ao duodeno o suco pancreático e ao sangue, o hormônio insulina.

ESTUDANDO ALGUMAS GLÂNDULAS

Hipófise: A glândula hipófise está localizada na base do crânio e é considerada uma das mais importantes: produz hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas.
Ela também regula o crescimento a pressão sanguínea, o aproveitamento de alimentos, e a retenção e eliminação de água no organismo.

Tireoide: A glândula tireoide está localizada na base do pescoço, na frente da tranqueia. O hormônio que essa glândula produz, a tiroxina, influi na inteligência, no crescimento e na nutrição das células. A diminuição de funcionamento da tireoide, num indivíduo, ocasiona a moléstia chamada hipotireoidismo (alteração do esqueleto, formação do bócio ou ”papo” e diminuição da inteligÊncia).
O aumento de função da tireoide causa o hipertireoidismo (formação do bócio ou ”papo”, globos oculares salientes, aumento dos batimentos cardíacos e nervosismo).

– Paratireoides: são em número de quatro e se localizam atrás da glândula tireoide. As paratireoides segregam o hormônio chamado paratormônio, que controla o cálcio e o fósforo o organismo.

Glândulas supra-renais: são duas e cada uma localiza-se sobre um rim. Produzem hormônios denominados corticoides, que regulam o aproveitamento de água, sais minerais, açúcares, proteínas e combatem as infecções. Outro hormônio produzido também pelas supra-renais e a adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos e produz a vasoconstrição.

Glândulas sexuais (testículos e ovários) : Os testículos são duas glândulas que se localizam dentro do saco escrotal. produzem um hormônio chamado testosterona, quelançado ao sangue, atua sobre o desenvolvimento sexual do homem (barba, timbre de voz, etc.).
Os ovários são duas glândulas que se localizam na cavidade abdominal dmulher. Prosuzem dois hormônios importantes: progesterona e estradiol que atuam para a determinação dos caractes sexuais da mulher(voz, seios, pÊlos, ciclo mestrual, etc.)

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: