As aves – Características

Coração

As aves são os animais que possuem o mais volumoso coração, em comparação com o tamanho do corpo.
coração das aves possui 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos. Pelas cavidades do lado esquerdo passa sangue arterial e pelas cavidades do lado direito passa sangue venoso. Nas aves, o sangue arterial e ovenoso não se misturam.

Temperatura

As aves são animais homeotermos (de temperatura constante): a temperatura do corpo não acompanha as modificações da temperatura ambiente.

Papo, moela, bico

Muitos animais possuem dentes, que servem para reproduzir os alimentos a proções menores. Os dentes são importantes, principalmente quando o animal come alimentos sólidos e duros.
As aves, no entanto, não possuem dentes e muitas alimentam-se de grãos duros, como o milho, por exemplo.
As aves, principalmente as granívoros, possuem duas formações bem desenvolvidas no sistema digestivo destinadas a esse fim: o papo e a moela.
O papo é um dilatação do esôfago, e serve para amolecer os alimentos, que permanecem ali durante algum tempo.
A moela é formada por forte musculatura, que comprime os alimentos, triturando-os. A moela é o estômago mecânico das aves.
bico também serve para perfurar, rasgar e segurar os alimentos. Não é, no entanto, utilizado para a mastigação.

A reprodução das aves

As aves são animais de sexos separados, ovíparos e de fecundação interna. Sendo assim, para a reprodução o macho introduz os espermatozoides no corpo da fêmea; os óvulos da fêmea, recebendo osespermatozoides, transformam-se em ovos. Os ovos são botados e chocados. Desenvolve-se, então, o filhote, que nasce do ovo depois de alguns dias.
ovo de galinha demora 21 dias para formar o pintinho.

Para botar e chocar os ovos, as aves contumam contruir ninhos. Para isso, utilizam diversos materiais, como capim, palha, pauzinhos, barro etc.
Um dos ninhos mais curiosos é o de um passarinho conhecido comoo joão-de-barro. É um ninho feito com barro, estando a entrada geralmente protegida do vento.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: