FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

As Algas

Algas verdes (Clorofíceas):

Possuem clorofila, de cor verde. Este grupo engloba muitas espécies, que são predominantemente aquáticos, podem viver em água doce e água salgada.

exemplo: as algas marinhas do gênero Ulva, que possuem representantes comestíveis e são chamados de alfaces-do-mar.
Algas vermelhas (Rodofíceas):

possuem muito ficoeritrina, tendo também clorofila. São vermelhas e geralmente macroscópicas e marinhas, existem formas que vivem na água doce. Entre as algas vermelhas, existem algas comestíveis, como as algas do gênero Porphyra.
Algas pardas ou marrons (Feofíceas):

Possuem muito fucoxantina e são geralmente macroscópicas e marinhas. São pardas ou marrons. Algumas espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento.

A parda Laminaria é exemplo de alga comestível; essa alga é bastante consumida como alimento, principalmente pelos povos orientais.

As algas são uteis

As algas oferecem importantes contribuição ao meio ambiente e também ao homem.
elas realizam cerca de 90% da fotossíntese que ocorre na terra. Portanto, são responsáveis em grande parte pela renovação do oxigênio no ar atmosférico e do que se encontra misturado na água, necessário aos seres aquáticos. Além disso, constituem a fonte mais importante de alimentos para muitos peixes, crustáceos e outros pequenos animais dos rios e mares.
As algas marinhas são excelentes fertilizantes. Misturadas ao solo elas o enriquecem com as substâncias necessárias à vida das plantas. Em algumas regiões, são usadas diretamente como adubo, em outras, entram na fabricação de fertilizantes industrializados.
Em certos países, como o Japão empregam-se algas na alimentação humanas. Nas casas de famílias Japonesas é comum o consumo de algas.
As algas são empregadas na indústria como fontes de alginatos, muito importantes especialmente na indústria de alimentos.

Postado por Karen Alves

Compartilhar no facebook
Biologia

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: