Aparelho respiratório – Ciências

Dá-se o nome de respiração ao ato de inspirar e expirar.
Na respiraçãorespiramos o ar atmosférico e dele absorvemos o oxigênio. O aparelho respiratório é composto dos seguintes órgãos: vilas respiratórias e pulmões.

VIAS RESPIRATóRIAS 

As vias respiratórias são formadas por um conjunto de canais que têm a finalidade de conduzir o ar aos pulmões. Os canais são: fossas nasais, faringe, laringe, tranquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

FOSSAS NASAIS (nariz)

São dois condutos que se abrem na face, formando o nariz. Têm como função principal filtrar o ar inspirado. Os pelinhos existentes em seu interior retêm parte dos micróbios impurezas que entram junto com o ar.

FARINGE

Localiza-se logo após a boca. é considerada um órgão duplo, porque é o local onde se cruzam as vias respiratória e digestiva. Quando esse órgão se inflama, produz a faringite.

LARINGE

E um tubo constituído por cartilagens e está situado logo abaixo da faringe. Encontram-se dois importantes órgãos na laringe: a epiglote e as cordas vocais. A epiglote é uma válvula que permite a entrada do ar para uma válvula que permite a entrada do ar para os pulmões e impede a passagem dos alimentos, permitindo-lhes seguir em direção ao estômago. Observe bem: nunca respiramos engolimos ao mesmo tempo. Se o fizermos, engasgamos. As cordas vocais são pregas membranosas, responsáveis pela produção da voz.

TRANQUEIA

é um conduto com aproximadamente 12 cm de comprimento. Prolonga-se da laringe até se bifurcar em dois tubos menores, chamados brônquios. Cada brônquio penetra num pulmão e dentro deste ramifica-se em tubinhos menores, denominados bronquíolos. Os bronquíolos, por sua vez, terminam em pequenas formações chamadas alvéolos, formando a árvore brônquica dentro dos pulmões.

Pulmões

São dois órgãos situados no tórax e apoiados sobre o diafragma, que é o músculo auxiliar da respiração. Os pulmões são separados um do outro por um espaço chamado mediastino, onde se encontram a tranqueia, ocoração esófago e os vasos sanguíneos. O pulmão direito, mais desenvolvido, tem três lobos, e o esquerdo somente dois. permitindo assim acomodar o coração.
Os pulmões são recobertos por uma dupla membrana chamada pleura. Entre os dois folhetos da pleura há um espaço chamado cavidade pleural, onde existem um líquido que ajuda as membranas deslizarem, facilitando assim os movimentos respiratórios. O folheto interno da pleura adere aos pulmões e o externo está ligado à caixa torácica e ao diafragma.

FENÔMENOS DA RESPIRAÇÃO

respiração humana está sujeita a ações mecânicas e químicas. As ações mecânicas compreendem os movimentos respiratórios (inspiração e expiração). As ações químicas compreendem as trocas gasosas entre o sangue e o ar entre o sangue e os tecidos.

RESPIRAÇÃO DOS TECIDOS

Pelas artérias o sangue leva oxigênio (oxiemoglobina) para todas as células. As células absorvem o oxigênio e eliminam o gás carbônico que retorna pelas veias formando a carboemoglobina.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: