Ambiente físico e ambiente biológico – Ciências

Podemos encontrar os seres vivos nos mais diferentes lugares: na água, no solo, no ar. Em qualquer lugar que estejam, os seres vivos sofrem influência de fatores físicos, como a luz, o calor e o som.
O conjunto de tudo o que não é vivo, mas que interfere na vida dos seres vivos, constitui o ambiente físico. Assim, o ar, a água, o solo, a luz, o calor e o som fazem parte do ambiente físico.
Além de viver em um ambiente físico, todos os seres vivos estão constantemente em contato com outros seres vivos.
O conjunto dos seres vivos que estão em um mesmo ambiente físico constitui o ambiente biológico.
ambiente físico e o ambiente biológico formam, juntos, um ecossistema.
Ecossistema é, portanto, um conjunto de seres vivos e de fatores físicos que atuam sobre eles.
O estudo dos ecossistemas é feito pela ecologiaEcologia é portanto, o estudo das influências entre os seres vivos e os fatores físicos que ocorrem em um ambiente;
São exemplos de ecossistemas: uma floresta, um deserto, o mar, uma lagoa etc. Naturalmente, em todos os exemplos estão inclídos os seres vivos e os fatores físicos que ocorrem em cada um deles.

Cada ser vivo que existe no ecossistema é um individuo. Exemplos: um tubarão, um gato, uma laranjera, um coqueiro etc.
Em todos os ecossistemas existem indivíduos diferentes. Semelhantes: alguns cavalos, algumas mangueiras, alguns bois. Diferentes: Cavalo, manguera, boi etc.

Os indivíduos semelhantes pertencem a uma mesma espécie.

Espécie: é o conjunto de individuos que muito se assemelham e capazes de reproduzir-se originando novos individuos semelhantes a eles.

Indivíduos da mesma espécie que estão em um mesmo ecossistema forma um população: população de cavalos, de mangueiras, de bois etc.

conjunto de todas as populações de um ecossistema forma uma comunidade. Uma comunidade pode ser formada, pelas populações de bois, de mangueiras, de cavalos e de outros seres vivos do ecossistema.

Diferença entre espécie e população

Espécie: é o conjunto de todos os indivíduos semelhantes existente no mundo.exemplo: todos os cavalos do mundo.

População: É o conjunto de indivíduos semelhantes que vivem em um mesmo ecossistemaExemplo: todos os cavalos de um pasto.

Postado por Karen Alves

Um comentário para “Ambiente físico e ambiente biológico – Ciências”

  1. Just want to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply excellent and i could assume you are an expert on this subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: