Algumas Maneiras de se Fazer uma Dissertação

Relações de causa e consequência

Esquema de Dissertação

Título 
1º parágrafo- introdução– Apresentação do tema (com ligeira ampliação)
2º parágrafo- desenvolvimento- causa (explicações adicionais)
3º parágrafo- desenvolvimento– consequência (com explicações adicionais)
4º Parágrafo- conclusão– Expressão inicial + reafirmação do tema + observação final).

Esse esquema pode ser utilizado quando lhe é apresentada uma afirmação que possibilita a verificação de uma causa e de uma consequência. Como encontrá-las?
Primeiro, partimos de um tema:

”Constatamos que, no Brasil, existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades. ”

Para encontrarmos uma causa, perguntamos POR QUÊ? ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar:

”A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo.”

Para encontrar a consequência deste problema, cabe a seguinte pergunta: o que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:

” As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho.”

Agora, vejamos como ficaria a dissertação partindo desse esquema:

O problema das correntes migratórias

Todos sabemos que, em nosso país, há muito tempo, observa-se um grande número de rupos migratórios, os quais, provenientes do campo, deslocam-se em direção às cidades, procurando melhores condições de vida.
Ao examinarmos algumas das causas desse êxodo, verificamos que a zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem do campo. Podemos mencionar, por exemplo, a seca, a questão da distribuição da terra e a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo.
Em consequência disso, vemos, a todo instante, a chagada desse enorme número de trabalhadores rurais ao meio Urbano. As cidades encontram-se despreparados para obsorver número de pessoas vivendo à margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole, resultando na proliferação das favelas.
Por tudo isso, só nos resta admitir que o êxodo rural somente agrava os broblemas do campo e da própria cidade. São necessárias medidas para tentar fixar o homem na terra. Assim, os cidades rurais e urbanos encontrariam melhores condições de vida.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: