Categoria: | Biologia, Explicações, Resumos

Ácido ribonucleico (RNA)

exemplo do DNA, o RNA é um polímero de nucleotídeos. Mas, em vez dos dois filamentos de nucleotídeos observados no DNA, o RNA é formado por apenas um. Além disso, a pentose no RNA é a ribose, e as bases nitrogenadas são a adenina, a citosina, a guanina e a uracila. Portanto, na molécula de RNA não está presente a timina.
Como já foi visto, uma das propriedades do DNA consiste no seu poder de autoduplicação. Outra característica marcante dessa molécula está na sua capacidade de fabricar moléculas de RNA. Na sua capacidade de fabricarmoléculas de RNA. Na verdade, é graças a isso que o DNA, ao produzir o RNA, transmite a ele uma mensagem química, de acordo com a sequencia de bases nitrogenadas que contém. O RNA, então, recebe a mensagem e, de acordo com ela, comanda a síntese de uma determinada proteína na célula. Muitas dessas proteínas terão papel enzimático, ou seja, controlarão as reações químicas necessárias à manutenção das atividades celulares.

DNA, portanto não age diretamente em todas as reações celulares, uma vez que é encontrado sobretudo no núcleo da célula, e grande parte das reações celulares se processa no citoplasma.

Logo, mediante a síntese de RNA, o DNA transmite as informações para a síntese enzimática e controla indiretamente as reações celulares.

Resumindo : o DNA produz RNA e o RNA comanda a fabricação de enzimas e outras proteínas.

Postado por Karen Alves

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: