Categoria: | Biologia, Explicações, Resumos

FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Ácido desoxirribonucleico (DNA)

De acordo com o modelo proposto por James Watson e Francis Crick, em 1953, para o DNA (que lhes valeu o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1962), a molécula é constituída por dois filamentos (cadeias de nucleotídeos) enrolados, um ao redor do outro, na forma de uma hélice dupla. Os nucleotídeos de um mesmo filamento ficam unidos por uma ligação que se estabelece entre a pentose de um nucleotídeo e o fosfato donucleotídeo vizinho. E os filamentos, também chamados de fitas, estão ligados por meio de pontes de hidrogênio situadas entre uma base púrica e uma base pirimídica.

No DNA, a base púrica adenina A) liga-se sempre à base pirimídica timina (T); e a base púrica guanina (G) liga-se sempre à base pirimídica citosina ©.

No DNA, o número de nucleotídeos adenina é sempre igual ao número de nucleotídeos citosina é sempre igual ao número de nucleotídeos guanina. Suponhamos, então que no DNA de uma célula existam 30% deguanina. Como cada guanina liga-se somente a uma citosina, a existência de 30% de guanina implica a existência de 30% de citosina. Portanto, restam 40% para outras bases (adenina e timina). Como o número de A e T deve ser igual, conclui-se que esse DNA contém 20% de adenina e 20% de timina.

A Duplicação do DNA 

Uma das mais importantes características do DNA é sua capacidade de autoduplicação (ou replicação), de forma a originar cópias exatas de si mesmo.
Esse fato é fundamental para a vida, pois a autoduplicação permite que, após uma divisão celular, as células-filhas recebem as mesmas instruções biológicas contidas nas moléculas de DNA da célula-mãe e, portanto, achem-se igualmente ”aparelhadas” para o desempenho de suas atividades metabólicas.

A autoduplicação do DNA explica a grande semelhança existente as várias gerações de uma determinada espécie, uma vez que o equipamento genético - representado basicamente pelo conjunto de moléculas de DNA que um organismo possui – mantém-se mais ou menos inalterado ao se transferir de pais para filhos.

—-

Postado por Karen Alves
Compartilhar no facebook
Biologia

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: