Categoria: | Biologia, Explicações, Resumos

FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

A Fotossíntese

A fotossíntese consiste em um processo de produção de cadeias de carbono (carboidratos) a partir de gás carbônicos e água, usando energia luminosa. Enquanto todos os seres vivos destroem essas cadeias de carbono pela fotossíntese, estabelecendo-se um ciclo que garante a vida na terra.
A fotossíntese é um processo realizado exclusivamente pelas plantas. É o meio de produção de açucares e compostos orgânicos (alimento) que serão utilizados por animais e plantas.
A planta utiliza água e gás carbônico para produzir oxigênio e um açúcar (composto rico em energia) para que isso ocorra é preciso que haja energia luminosa, que pe preciso que haja energia luminosa, que pe captada pela clorofila (pigmento presente nas células dos vegetais).
O gás carbônico do ar é absorvido pelas folhas e a água do solo pelas raízes e transportada até as folhas.
Essas plantas transformam energia luminosa em energia química, que chega aos animais através dos alimentos. O funcionamento so organismo de todos os seres vivos só é possível graças a essa energia química.
O oxigênio produzido na fotossíntese é liberado para o ar e usado na respiração dos seres vivos.
A fotossíntese aconteceu em suas etapas, sempre no interior de uma organela chamada cloroplasto.

Fase Luminosa ou Fotoquímica

Ocorre a absorção da energia luminosa pela clorofila e a transformação dessa energia em moléculas chamadas de ATP. nessa etapa o oxigênio é produzido e liberado para o meio.
-fase escura - compreende a construção de moléculas de carboidratos a partir dde moléculas de gás carbônico do ambiente.

Por Karen Alves

Compartilhar no facebook
Biologia

Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: