FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

A Fermentação

A fermentação é contrária da respiração anaeróbica (um processo no qual umas bactérias produzem energia anaeróbica ( formando resíduos inorgânicos). Trata-se, de uma ação anaeróbio de mutação de uma substância em outra, fornecida a partir de microorganismos, como bactérias e fungos, conhecidos nesses casos de fermentos.

A fermentação é um gurpo de reações químicas controladas enzimaticamente, sempre que uma molécula orgânica (quase sempre a glicose) é degradada em conjunto mais simples, liberando energia. Alguns casos a fermentação é utilizada para mudar o material da qual modificação seria difícil ou muito cara se processos químicos convencionais fossem escolhidos. A fermentação é iniciada sempre por enzimas compostas nas celas dos organismos vivos. Uma enzima é um catalisador natural que provoca uma alteração química sem ser atingir por isto.

Os métodos fermentativos resultam da atividade de microrganismos, assim como as leveduras ou fermentos (fungos) e certas bactérias. A levedura comum é um fungo conjunto de minúsculas células do tipo vegetais similares às bactérias. Suas enzimas invertase e zimase quebram o açúcar em álcool e gás carbônico.

Bactérias azedam o leite produzindo ácidos láctico e buturico. Crescem o pão e transformam suco de uva em vinho.Como pepsina e renina que transformam comida em uma forma solúvel.

Exemplo de fermentação é o método de alterar os açúcares das plantas em álcool, como ocorre no método de fabricação da cerveja, do qual álcool etilico é gerado a partir do consumo de açúcares presentes no malte, que é adquirido através da cevada germinada.

O termo fermentação também é utilizado na biotecnologia para definir processos aeróbios.

Por Karen Alves

Compartilhar no facebook
Biologia

3 comentários para “A Fermentação”

  1. jonatas disse:

    muito show esse resumo, me ajudo mt, vlw

  2. Lara Viana disse:

    Me ajudo muito esse resumo porque eu vou ser sincera não gosto de copiar e ele e bem resumado a vista de outros ..

  3. Lara Viana disse:

    Mas e chatinho de copiar

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta no face

Receba resumos pelo e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele explicações e resumos de matérias: